Queridinha dos apartamentos: dicas para uma área gourmet estilosa e funcional -

Queridinha dos apartamentos: dicas para uma área gourmet estilosa e funcional

Em alta no mercado imobiliário, apartamentos e casas com área gourmet estão conquistando cada vez mais o coração dos moradores. Mas isso não é de se espantar! Afinal, é considerado um espaço aconchegante e perfeito para receber amigos e familiares ou até mesmo para descansar, já que apresenta muita versatilidade e pode ser utilizado para diferentes ocasiões: desde um churrasco em uma tarde de sábado, até um jantar mais reservado e sem hora para terminar.

Caracterizado por possuir uma estrutura similar a cozinha, é comum que a área gourmet seja projetada com uma área externa que possibilita a colocação de churrasqueira e forno de pizza, além de agregar outros equipamentos adicionais como chapeira (para os fãs de hambúrguer), cafeteira, chopeira e adega, que complementam o prazer de recepcionar e vivenciar momentos únicos.

Projeto: Karina Korn/ Foto: Celina Germer

“Na hora de estudar a viabilidade do layout, é primordial conhecer os sonhos do morador. Assim, além de inserir os elementos que atenderão suas expectativas, analisamos a estrutura que será necessária para que tudo se torne realidade. Com esse longo período que estamos enfrentando, a vontade de desfrutar a casa aflorou e eu acredito que, mesmo depois de vencermos essa etapa, o desejo de ter um lar, com tudo o que se tem direito, incluindo a área gourmet, será perene”, revela a arquiteta Karina Korn.

Veja também:

Confira uma seleção de pontos valiosos que devem ser observados durante o planejamento e a execução da área gourmet. Confira:

Espaço disponível

 

Integrada ao living, a varanda foi dividida em espaço gourmet e outra ala voltada para a convivência. A churrasqueira, com uma coifa eficiente, realiza a sucção dos odores para que não se espalhem pelos demais ambientes da casa. Embora pequena, dispõe de estrutura completa, incluindo uma bancada de apoio e banquetas altas que facilitam o servir | Foto: Luis Gomes de Souza

Pode soar como óbvio, mas é primordial que o primeiro passo seja uma avaliação criteriosa do espaço disponível. Seja na parte externa de uma casa ou na varanda de um apartamento, as dimensões e a localização permitem que o profissional de arquitetura concilie o briefing compartilhado pelo morador dentro da realidade in loco. “O conceito sob medida cabe tanto para ambientes mais amplos, como aqueles com uma metragem mais restrita”, reflete Karina. De acordo com ela, essa visão analítica permite chegar a um consenso sobre o que, de fato, comportará no local para não afetar a circulação, tão pouco não tornar a utilização do espaço inviável. “Podemos optar pelo melhor tipo de churrasqueira e cuidar de detalhes que deixam o estar na varanda muito prazeroso”, completa.

Veja também:

Entre os pontos de atenção elencados pela arquiteta, a altura da bancada, por exemplo, pode tornar o trabalho do morador/chef de cozinha aos finais de semana ainda mais facilitado. Em paralelo, a área também precisa dispor do acolhimento com mesa de apoio, banquetas altas, sofás ou bancos que permitirão o conforto durante a alimentação ou mesmo para as horas de relaxamento. “Quem não se sente feliz em sentar-se na varanda gourmet depois de um dia cansativo para apreciar um vinho? Mesmo que o morador não vá para a churrasqueira, a possibilidade de desfrutar a ambiência dentro de sua casa já vale muito a pena”, discorre Karina.

Forno de pizza e churrasqueira

Na área gourmet, dois elementos figuram como protagonistas – estejam juntos ou separados: a churrasqueira e o forno de pizza. A definição sobre a dobradinha ou a decisão por apenas um deles vai de encontro com a vontade do cliente, a área e a infraestrutura presente, bem como a definição do modelo. “A opção pelo formato tradicional, com lenha ou carvão, até as versões mais atuais, como a gás ou elétrico, dependerá das características do imóvel”, relativiza a arquiteta. Em apartamentos, faz-se necessário averiguar a existência de saídas de exaustão e alinhar com as regras do condomínio. “O respeito às normas envolve, inclusive, o uso da versão portátil, já que a fumaça é incômoda para os vizinhos. Tudo bem ser muito analisado antes de ocasionar quaisquer transtornos entre àqueles que estão próximos”, afirma.

Na varanda gourmet, a combinação desejada por muitos: a dupla de forno de pizza à lenha, executado com tijolos refratários, e a churrasqueira tradicional com carvão. A execução do projeto, em uma residência, revela um clima de casa de campo | Foto: Nicola Labate

Móveis bem-dispostos

Para otimizar o ambiente e ajudar na organização dos itens utilizados na área gourmet, como acessórios para o preparo do churrasco, louças e talheres, móveis sob medidas são a melhor solução. Outro fator a ser considerado é a instalação de uma ilha ou bancada, bem próxima ao local, que faça as vezes de apoio ou para acolher os convidados.

Com pé-direito duplo, a varanda gourmet deste apartamento conta com armários planejados que facilitam na organização do dia a dia, além de uma bancada, próxima a churrasqueira, que atua como apoio para dispor os aperitivos | Foto: Eduardo Pozella

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow