Ralos ocultos: como escolher, onde e quando utilizar? -

Ralos ocultos: como escolher, onde e quando utilizar?

Geralmente discretos, o ralos ocultos são essenciais e lembrados pelos moradores especialmente em algumas ocasiões: na eficiência que precisa para o escoamento de água ou em momentos desagradáveis, já que, quando a infraestrutura não foi feita corretamente, ocasiona infiltrações ou aquele cheio ruim.

A escolha correta dos tipos dos ralos, das posições, impermeabilização e dos dispositivos de proteção ajudam a evitar essa dor de cabeça no pós-obra.

Veja também:

A questão dos ralos está muito ligada aos hábitos de limpeza dos brasileiros, que tem apreço por lavar os ambientes com água, ao invés de usar um pano úmido. Assim, é imprescindível contar com eles em áreas úmidas como banheiros, lavanderias e áreas externas, principalmente nas varandas, onde o ralo também funciona para o escoamento de chuvas.

Mas como especificá-lo nos projetos? Em primeiro lugar, é necessário um cálculo de hidráulica para estimar a vazão correta da água e adequar a demanda do ambiente. Quanto aos modelos, é preciso pensar na infraestrutura necessária para a colocação, que inclui uma impermeabilização posterior. O cuidado se justifica, pois a peça precisa ser chumbada no contrapiso sem deixar frestas, que por sua vez podem acumular água. “O ralo faz parte da infraestrutura, e a grade de metal faz parte do acabamento”, detalha a arquiteta Cristiane Schiavoni.

Onde considerar o ralo no projeto?

A escolha do ralo também deve considerar a estética do ambiente, sem deixar de lado a funcionalidade. Na área do box, o ralo é imprescindível para o escoamento da água do chuveiro e há quem goste de ter um ralo na área de fora também.

O profissional de arquitetura precisa ater-se a uma questão técnica: o caimento, que precisa ser imperceptível e não pode ser esquecido em hipótese alguma. Cristiane Schiavoni relata que os porcelanatos de grandes formatos acabam por dificultar a execução dessa espécie de desnível no chão, mas que considerar esse detalhe implica em não deixar a água empoçada dentro do box, após o banho. Nesses casos, a utilização do ralo linear é uma opção bastante utilizada, uma vez que não é necessário realizar recortes no porcelanato. “Visualmente o caimento fica praticamente invisível, pois a queda é de poucos milímetros”, descreve.

Veja também:
Ralo linear oculto

Foto: Carlos Piratininga

ralo linear oculto é um modelo composto por uma grelha metálica, que faz o papel da tampa, e por uma calha de escoamento. “Normalmente, essa tampa é revestida com o próprio piso do ambiente, de modo que a presença do ralo praticamente nem é percebida”, conta a arquiteta. Para a instalação, a indicação é que seja colocado paralelamente às paredes e conectado com a caixa sifonada – detalhe que assegura a melhor vazão da água e o design discreto do ralo. Tem que escolher o ralo linear oculto em função da caixa sifonada.

Este modelo de ralo facilita o caimento do ambiente, diminuindo os cortes das peças de revestimento. Para ambientes maiores, é possível o encaixe de várias peças lineares, permitindo posicionar o ralo em toda a sua lateral.

Ralo quadrado oculto

Foto: Carlos Piratininga

Por fim, o modelo de ralo quadrado oculto é fabricado nas medidas padrão 15×15 cm e 10×10 cm e são compostos por duas estruturas de aço inox: uma delas é embutida no piso e possui a saída para água. Já a outra peça se encaixa internamente e a partir daí o piso é assentado de maneira camuflada no ambiente.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

 

Veja também

+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa

+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong

+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19

+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow