Rampa em caracol é destaque de prédio com duas empresas em Portugal -

Rampa em caracol é destaque de prédio com duas empresas em Portugal

Paulo Merlini Architects criou rampa em espiral em uma sede de três andares de duas empresas em Matosinhos, Portugal. Concebido para o E-goi, uma plataforma de email marketing, e a Clavel’s Kitchen, agência que produz conteúdos digitais para marcas alimentares, o projeto funde um armazém existente com uma nova estrutura para criar um edifício de escritórios fluido.

Conexão, flexibilidade espacial e luz natural são alguns dos principais componentes do projeto da rampa em caracol. O principal desafio dos arquitetos era unificar os dois edifícios e estabelecer uma dinâmica entre as duas empresas, que os distinguisse mas permitisse um funcionamento harmonioso.

Imagens: Ivo Tavares Studio

O arquiteto Paulo Merlini comenta que ‘uma das questões mais importantes no projeto da sede de uma empresa é criar um espaço que expresse e esteja de acordo com a cultura corporativa. Neste caso, tanto E-goi como a Clavel’s Kitchen, apresentam uma gestão bastante informal, embora extremamente profissional, e pediram-nos um espaço que o expressasse, um espaço fluido, igual, heterogéneo e despretensioso’.

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Para organizar a variada programação, que inclui estúdio fotográfico e refeitório para 100 pessoas, a equipe de design inseriu uma série de caixas de madeira. As caixas quebram o clima de funções mais privadas, como salas de reuniões e cabines de videochamada, e estão espalhadas por todo o espaço “em uma espécie de caos organizado”, explicam os arquitetos.

Uma escada em espiral de concreto serve como principal via de circulação vertical entre os três andares e como a principal característica do projeto, graças à sua forma escultural lisa. As esbeltas balaustradas permitem que a luz do teto na parte superior penetre nas plantas baixas, ajudando a resolver o problema da luz natural.

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Outras estratégias para garantir a luz natural incluem janelas nos fundos. Além disso, o estúdio fotográfico no segundo andar e o restaurante no terceiro andar estão posicionados ao lado dessa elevação toda em vidro para estabelecer um diálogo animado com a rua abaixo.

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