Reforma transforma apartamento de 100 m²; veja antes e depois -

Reforma transforma apartamento de 100 m²; veja antes e depois

Com layout recortado e muitos cômodos, o apartamento de 100 m², localizado no Jardim Marajoara, em São Paulo, precisava passar por uma reforma radical. O casal de jovens moradores queria um projeto descontraído e criativo.

Como reformar sua casa e não estourar o orçamento da obra

Antes e depois de sala de jantar: veja transformação barata e sem reforma

15 banheiros pequenos que você precisa ver antes de reformar o seu

“Uma das exigências foi acabar com a compartimentação do apartamento. A configuração antiga, com todos os cômodos muito divididos e chanfrados, incomodava a família”, explica a arquiteta Ana Yoshida, responsável pelo projeto.

A arquiteta eliminou os chanfros e deixou a circulação fluida. A copa saiu de cena e deu lugar à ilha da cozinha. A sala ganhou mais janelas, permitindo a entrada de luz natural. As paredes que separavam as áreas de estar, jantar e cozinha foram quebradas e os ambientes ficaram unidos.

A sala de jantar, centro da morada, é uma das atrações do projeto. Isso devido ao ladrilho colorido (assinado por Marcelo Rosenbaum e executado pela Brasil Imperial) que segue do chão até a parede da cozinha, criando um tapete contínuo e bem chamativo.

Nas laterais dos ladrilhos, as faixas de espelho dão amplitude e eliminam a barreira visual, parecendo multiplicar os espaços. O nicho da estante, rente ao teto, é vazado, com objetivo de setorizar sem impedir a visão da sala, dando privacidade tanto para os ambientes. Essa estante contorna o ambiente e se junta à bay-window no living, que virou o canto de leitura. À esquerda da sala de jantar está a estante de livros, que dá para o corredor que vai para os quartos. Como o casal gosta muito de ler, vários títulos enchem as prateleiras e combinam bem com as cores do ladrilho.

Foto depois: Luis Simione/ Divulgação

Foto: Luis Simione/ Divulgação

Ligada à sala de jantar, a cozinha faz também o papel de uma copa, para refeições rápidas, com a bancada revestida de folha de madeira carvalho. Já a bancada do tipo ilha é de inox. Como o ladrilho dá cor à cozinha, a marcenaria é toda branca, equilibrando a decoração. Os mesmos ladrilhos ajudaram a definir o amarelo do nicho e das cadeiras.

Foto depois: Luis Simione/ Divulgação

Outra solução descontraída é a parede de cobogós, que criaram uma divisão parcialmente vazada, impedindo que quem entrar no apartamento veja a cozinha logo de cara. “Ao entrar no apê, o visitante não vê a coifa e o fogão imediatamente”, explica Ana. A porta ripada branca fecha a lavanderia, mas deixa que a luminosidade da área de serviço chegue até a cozinha. O gosto pela cor turquesa é notado nos azulejos de piscina que foram parar na área de serviço. Já o antigo banheiro de serviço virou despensa.

Na área íntima estão dois quartos e dois banheiros. No quarto do adolescente, as cores que predominam são o azul e o vermelho. Como as medidas do ambiente são enxutas, todo o espaço foi bem aproveitado: a área do computador está localizada perto da janela, por conta da luz natural. A parede que sobrou ficou para a bicama e, em torno dela, o armário organiza tudo. Um nicho no pé da cama armazena a TV. O armário de laca azul e vermelho tem um espelho que amplia.

O banheiro do filho é usado também como lavabo da casa. Tem porcelanato que imita ladrilho, louça preta e metal preto fosco, além do porcelanato que parece ladrilho.

O quarto do casal aposta numa mistura rústica, moderna e chique. Os tijolos de demolição foram cortados pela metade, um a um, ficando com uma espessura menor e podendo revestir a parede principal, onde está a cama. Os tijolos aquecem e dão uma textura gostosa”, conta a arquiteta.

Foto depois: Luis Simione/ Divulgação

As outras paredes são pintadas de cinza e como o mobiliário é branco, o ambiente fica neutro, podendo usar diferentes cores no enxoval e roupa de cama. Como o casal gosta do turquesa, a escolha pela roupa de cama tie-dye no tom preferido, da Entreposto, não foi por acaso. O banheiro do casal tem azulejo turquesa, que harmoniza bem com a cor do quarto.

 

Foto depois: Luis Simione/ Divulgação

Veja também:

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’
+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos
+ Cientista desvenda mistério do monstro do Lago Ness. Descubra!
+ Gato e porquinho viram melhores amigos quando passaram a viver na mesma casa
+ CPTM atualiza mapa das linhas da CPTM e Metrô
+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco
+ Bandeirantes contrata atriz de fimes adultos Maru Karv para o canal SexPrivé
+ De biquíni verde cavado Lívia Andrade arranca elogios da web ao tomar banho de sol
+ Irmã de Juliana Caetano exibe corpão e brinca com fãs: “O que te faz ver estrelas?”
+ Aos 68 anos, Bruna Lombardi posta foto de biquíni ‘contra sua vontade’
+ Marcella Rica e Vitória Strada vão se casar
+ Vídeos íntimos de Raissa Barbosa vazam em sites de conteúdo adulto
+ Ellen Rocche posta foto de ensaio nu na ‘Playboy’ e ganha elogios dos fãs
+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ 10 coisas que os pais fazem em público que envergonham os filhos
+ Veja o significado dos 10 sonhos mais comuns
+ Denise Dias faz seguro do bumbum: “Meu patrimônio”
+ Líder de seita sexual apocalíptica é condenado a 1.075 anos de prisão
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ ‘Borboletas no estômago’ indicam algo além de estar apaixonado
+ 10 sinais de que seu parceiro não te ama (como você gosta dele)




arrow