Rodapé: descubra como usar e como definir o melhor modelo para cada ambiente -

Rodapé: descubra como usar e como definir o melhor modelo para cada ambiente

Ele pode não ser a prioridade nos projetos, mas sempre marca presença. Mas por que aplicar rodapé? A resposta é simples: todas as paredes precisam de um acabamento funcional e um detalhe estético que contribua para o projeto de arquitetura de interiores.

Para Danielle Dantas, arquiteta e sócia de Paula Passos no escritório Dantas & Passos Arquitetura, o rodapé auxilia para camuflar possíveis imperfeições nas junções entre paredes e pisos, além de evitar infiltrações e o acúmulo de sujeiras.

Veja também:

“O rodapé é importantíssimo para evitar os ‘machucadinhos’ que podem aparecer em colisões. Quem nunca bateu uma vassoura ou mesmo um móvel no canto da parede? Dessa forma, o rodapé reúne o útil ao agradável quando protege e adorna. Podemos lançar mão de diversos materiais, cores e estampas”, explica a profissional.

Acompanhe o manual do rodapé abaixo:

ESCOLHA

Neste lavabo, as profissionais partiram para uma das opções mais usadas na arquitetura de interiores: lançaram mão do mesmo material do piso para a execução do rodapé. Junto com a harmonia estética, a proteção dos cantos dentro de uma área que pode ser lavada com tranquilidade, sem o risco de infiltrações | Foto: Maura Mello

Indicado para qualquer projeto, a escolha do melhor rodapé pode variar: é necessário conhecer os tipos de materiais existentes no mercado. Além da clássica predileção por usar o mesmo material do piso, outras sugestões são o PVC, poliestireno ou o MDF.

Além disso, existem materiais que oferecem soluções e estilos para cada cliente, desde os clássicos até mesmo os rodapés de perfil com luz, que podem ser utilizados para trazer destaque a um ambiente.

TAMANHO CERTO?

Não existe uma altura correta para rodapé! Mas, dependendo do desenho, alguns podem se tornar mais sofisticados e modernos, direcionando também a altura ideal. “Um rodapé mais baixo permite que a atenção esteja mais voltada para o piso, enquanto a aplicação dele em uma altura mais elevada acaba se destacando, deixando de ser apenas um detalhe”informa Danielle. Como parâmetro, as arquitetas atribuem uma altura entre 15 a 20 cm, mas tudo vai depender do pretendido para cada projeto.

CUIDADOS

Um dos principais cuidados está relacionado às áreas externas. Para ambientes abertos, é necessário inserir rodapés impermeáveis, que são geralmente do mesmo material do piso, como as pedras naturais e porcelanatos ou de PVC. Ainda do lado de fora, se o conceito estiver relacionado à madeira, a indicação é trabalhar com a madeira naval, que dispõe de tratamento para resistir à umidade.

“Nossa sugestão é sempre evitar acabamentos mais frágeis na especificação dos rodapés em áreas úmidas ou de grande circulação”, indica Danielle. Além disso, é importante verificar se o item não necessita de manutenção e limpeza diária, principalmente os pintados.

Na cozinha, o rodapé foi realizado com o mesmo material do piso, dando um arremate ao ambiente | Foto: Maura Mello

LIMPEZA

Como qualquer ambiente de uma casa ou apartamento, a limpeza do rodapé também precisa ser realizada na mesma frequência para que o local esteja sempre livre de manchas e poeira. “Na maioria das vezes um pano úmido com água já resolve, mas em situações com maior volume de sujeira, um detergente neutro pode ser a solução”, esclarece Danielle.

CORES

Mas, afinal, existem cores especificas para rodapés? De acordo com Paula Passos, as cores podem ser diversas, dependendo da intenção e do objetivo em seu projeto. “Em linhas gerais, é mais comum vermos rodapés brancos ou em tons neutros, todavia, não é uma regra. O primordial é harmonizar com as cores das portas e guarnições”finaliza.

No apartamento integrado, o rodapé que acompanha todo o piso se tornou um complemento sofisticado para o jardim vertical posicionado ao lado da adega. |Foto: Maura Mello

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow