Rosa calmante: ciência confirma que esse tom faz você se sentir menos ansioso -

Rosa calmante: ciência confirma que esse tom faz você se sentir menos ansioso

Invista nesse tom de rosa para trazer sensação calmante para a sua casa. Fotos: Pexels

Em vez de pintar as paredes do quarto de branco puro, cinza suave ou azul claro, considere o rosa calmante!

De acordo com cientistas e especialistas em cores, um tom específico de rosa, conhecido como Baker-Miller (também denominado “Rosa Barbie” ou “Rosa Pepto-Bismol”), foi projetado para reduzir a ansiedade, o estresse e a agressividade. O rosa calmante foi criada na década de 1970 por um cientista e pesquisador chamado Alexander Schauss.

+ 15 ideias para um quarto rosa moderno e sofisticado

+ Rosa: como usar a cor na decoração e acertar na paleta de tons do projeto

+ Inspirações para decorar seu quarto rosa dos sonhos

"Invista
Fotos: Pexels

“[Schauss] convenceu Baker e Miller, diretores da National Correctional Facility em Seattle, a experimentar o uso da cor rosa em uma instalação. Baker e Miller deram permissão para pintar uma cela na prisão de rosa, e os detentos que foram expostos à cor eram visivelmente menos agressivos e hostis“, disse o especialista em cores Amy Wax.

Na Suíça, pelo menos 20% das prisões e delegacias de polícia têm uma, senão mais, celas rosa para reclusos graves, segundo a BBC.

Em 2017, Kendall Jenner ganhou as manchetes por pintar as paredes de sua sala de estar em Baker-Miller Pink, o que ela acredita não só a fazer se sentir mais calma, mas também diminua seu apetite.

Em seu estudo de 1985, Schauss escreveu que é importante ter a maior parte de um cômodo em rosa Baker-Miller para maximizar seus efeitos. As cores do piso devem ser “cinza neutro ou marrom escuro”, mas não é necessário pintar outros objetos, como uma banheira ou vaso sanitário, com o tom calmante.

Se você quiser incorporar o tom Baker-Miller em sua própria casa, poderá ter dificuldade em encontrar o tom exato em uma loja de tintas. No entanto, muitos varejistas poderão preparar uma tonalidade personalizada para você.

Imagem: Darragh Dandurand/Divulgação

Por fim, o código hexadecimal de cores da Baker-Miller é FF91AF. 

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira outras matérias nossas:

+ 4 dicas para decorar o quarto de bebê fugindo do rosa e azul

+ 14 ideias para transformar a parede branca em uma obra de arte

+ Preto e branco: a volta dos clássicos no piso e na parede






arrow