Saiba como escolher a lareira certa para sua casa -

Saiba como escolher a lareira certa para sua casa

Saiba como escolher a lareira certa para sua casa

Quer deixar a sua casa mais aconchegante e quentinha nesse inverno e não sabe qual modelo escolher? A lenha, ecológica, a gás, elétrica… Conheça as vantagens e desvantagens de cada tipo para escolher a lareira ideal para sua casa.

Veja também:

“Costumo dizer que a função dela é semelhante a uma mesa de jantar, pois reúne família ao seu redor para bater papo, tomar um vinho ou simplesmente conviver”, afirma o arquiteto Bruno Moraes.

De um modo geral, a instalação de todos os modelos pode ser feita na mesma altura: 40 cm do piso para que a chama esteja confortável para a visualização dos habitantes da casa. Mas o tamanho do nicho pode variar de acordo com o tipo de lareira escolhida. Para o modelo a lenha, o indicado é 45 cm para a chama, enquanto as versões ecológicas e com lenha pedem entre 60 a 70 cm.

Saiba como escolher a lareira certa para sua casa:

Lareira clássica

Saiba como escolher a lareira certa para sua casa
Imagem: Gui Morelli/Divulgação

Abastecida com lenha, a lareira tradicional precisa ser acompanhada de uma chaminé ou de um duto de exaustão para a fumaça. Por isso, ela deve ser pensada durante a construção da residência, caso contrário, será preciso fazer uma grande reforma no ambiente.

No mercado, encontram-se modelos pré-fabricados de alvenaria, metal ou concreto. A parte interna deve ser composta por plaquetas de tijolo refratário. Se o duto for escondido, convém utilizar materiais resistentes a altas temperaturas e bons isolantes térmicos, como o gesso rosa e a lã de rocha.

Na lareira clássica, a rápida elevação da temperatura e a queima acelerada da lenha são as principais desvantagens.

Lareira ecológica

Saiba como escolher a lareira certa para sua casa
Imagem: Julia Herman/Divulgação

Opção ideal para quem mora em apartamento ou não pensa em fazer uma grande reforma. Por não fazer fumaça, tão pouco expelir odor ou fuligem, não é preciso prever uma chaminé ou tubulações específicas para a lareira ecológica, abastecida com álcool especial.

A arquiteta Isabella Nalon explica que a lareira ecológica pode ser instalada em diferentes superfícies, como pedra natural, madeira ou porcelanato. “Para equacionar o aquecimento em cima da lareira, geralmente especifico uma pedra natural ou um tijolo refratário recuado para não correr o risco de superaquecer”, diz.

Esse tipo de lareira é mais versátil, pode ser incluída em uma mesa de centro da sala de estar, um dormitório ou até na área externa.  “O modelo vai bem em diferentes espaços e tem grande durabilidade e usabilidade. Também gosto muito da flexibilidade, pois é possível transportá-la de um ambiente para o outro”, descreve o arquiteto Bruno Moraes.

Lareira a gás

O modelo a gás dispensa dutos e chaminés, mas exige uma tubulação de gás para cumprir as normas de ventilação. Apesar de uma reforma ser indispensável para o funcionamento da lareira a gás, ela apresenta como benefício o fato de não precisar ser reabastecida por lenha ou álcool frequentemente.

Lareira elétrica

Similar a um aquecedor, a lareira elétrica produz calor para aquecer o ambiente e reproduz o fogo em uma imagem em 3D. A vantagem desse modelo é sua fácil instalação e acionamento. Por outro lado, a desvantagem pesa no bolso: o alto consumo de energia elétrica.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada
+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’
+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância
+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las
+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow