Saiba como harmonizar cores e iluminação na decoração

Saiba como harmonizar cores e iluminação na decoração

A escolha do tipo de iluminação afeta a percepção das cores nos ambientes. É necessário harmonizar cores e iluminação a fim de criar espaços mais criativos e funcionais em projetos residenciais e comerciais.

Veja também:

Saiba como escolher a iluminação ideal para uma casa com bebês e crianças
Iluminação e bem-estar: 7 dicas para transformar o ambiente em um espaço relax
Dicas de iluminação para fazer sucesso nas lives na quarentena

Para ter o efeito desejado no seu projeto é preciso estar atento a dicas básicas que devem ser levadas em consideração na hora de decorar, como o tipo e a intensidade da iluminação e o modelo da lâmpada. As cores por sua vez também têm um papel fundamental na composição dos espaços, podendo potencializar os efeitos da iluminação.

De acordo com a especialista em cor e tintas, Patrícia Fecci, o primeiro passo antes de colocar essas dicas em prática é decidir qual estilo pretende utilizar no décor, tamanho do ambiente e cores das paredes. “É importante pensar na relação da iluminação com outras peças da casa como objetos decorativos, móveis e a cor da parede, por meio da luz podemos realçar ou neutralizar o ambiente”.

Saiba como harmonizar cores e iluminação na decoração
Imagem: Divulgação

Para escolher os efeitos de iluminação adequados para casa e acertar no projeto luminotécnico, confira as dicas da especialista:

Escolha da lâmpada

Como a iluminação altera a cor do ambiente, é imprescindível se atentar nos tons das lâmpadas e não somente no design. Quando compramos uma tinta na loja, precisamos lembrar que a iluminação na loja é diferente e que a cor não ficará idêntica na nossa parede, sendo necessário verificar se o tom da lâmpada que estamos utilizando em casa é frio ou quente.

Para descobrir se a tonalidade de cor da luz é quente, neutra ou fria é essencial conhecer qual é a temperatura de cor, medindo pela unidade Kelvin. Lâmpadas mais quentes possuem um Kelvin menor e fontes luminosas mais frias tendem a ter um Kelvin maior.

Paredes escuras

Em paredes escuras, é recomendável a utilização de lâmpadas de tom frio com temperatura de cor nas potências de 4000k e 6500 k, ajudando a harmonizar os tons. Se a proposta é criar um ambiente mais aconchegante é possível usar cores escuras com tons mais quentes puxados para o amarelo, com uma lâmpada de luz amarela.

Saiba como harmonizar cores e iluminação na decoração
Imagem: Divulgação

Veja também:

7 dicas de decoração minimalista com cores
Sala de TV: 5 dicas de iluminação para um ambiente mais aconchegante
Iluminação: as 5 dúvidas mais comuns na hora de decorar a casa

Cores claras

Já em paredes claras, é possível utilizar lâmpadas de tons frios ou quentes, dependendo do espaço. Se a proposta do projeto é um cômodo mais claro, cores claras são ideais para a decoração, pois elas refletem melhor a luz.

Outra dica é aproveitar a iluminação natural, reduzindo a necessidade de iluminação artificial durante o dia. Porém cuidado com o excesso de lâmpadas frias e a cor branca em um ambiente, pois o excesso de luz pode causar a sensação de desconforto e cansaço visual.

Tons quentes

Lâmpadas com tom quente, como a luz amarela, são indicadas para harmonizar com cores quentes e vibrantes, como vermelho, laranja e amarelo. A combinação ressalta as cores quentes, estimulando o apetite, por esse motivo são indicadas para ambientes como cozinhas, sala de jantar e área gourmet.

Saiba como harmonizar cores e iluminação na decoração
Imagem: Divulgação

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br 

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow