Saiba como usar obras de arte na decoração -

Saiba como usar obras de arte na decoração

Muitas vezes, a diferença entre uma simples parede e uma superfície de destaque está no uso bem feito de uma obra de arte, capaz de atrair os olhos de qualquer um.

Obras de arte são a alma da casa e dizem muito sobre quem somos e o que admiramos. É nelas que o morador demonstra sua personalidade e cultura. “Seja uma tela, fotografia ou escultura, a arte enriquece o décor e valoriza o local em que estiver inserida”, opina Ieda Korman, do escritório Korman Arquitetos.

Todo ambiente pode receber obras de arte – livings se tornam mais interessantes, quartos ganham personalidade, corredores se transformam em algo maior do que simplesmente passagem.

Veja também:

É pertinente inserir uma obra de arte até mesmo na cozinha. Uma bela fotografia de temperos, por exemplo, é uma opção extremamente sensorial. Vasos cerâmicos ou de ferro, de artistas variados, e esculturas também podem abrilhantar um jardim.

Ieda afirma que as obras de arte não devem, necessariamente, ser expostas em paredes, como comumente são vistas. “Obras podem ser posicionadas sobre móveis – como aparadores ou mesas de centro e laterais – paredes, ou até mesmo repousadas no chão”.

Foto: Gui Morelli
Mas como fazer a melhor curadoria?

Nesse caso, o que deve imperar é o gosto e perfil de cada um. “Obras de arte nunca saem de moda, mas muitas vezes determinam certo estilo”, explica Ieda.

O ideal é optar por aquelas que mais agradem ao proprietário e que conversem com o projeto como um todo. Uma obra de arte não precisa ser necessariamente cara ou de um artista consagrado para valorizar um projeto. O morador pode possuir peças de artesanato interessantes, telas de um artista local ou pouco conhecido.

Veja também:
Composição perfeita

Para uma composição perfeita, a busca por equilíbrio e harmonia é essencial – assim, toda obra tem seu destaque, sem saturar o ambiente. Vale lembrar que não é necessário combinar as peças entre si.

“O importante é que elas se conversem, fazendo com que a composição se torne agradável”, comenta Ieda. Pensando em uma parede de living, o ideal é que a obra esteja na altura dos olhos, a aproximadamente a 1,60 m ou a, no mínimo, 20 cm de distância de um estofado.

Em salas de jantar, o melhor posicionamento é na altura da mesa. A assimetria também é muito bem-vinda, surpreendendo o olhar.

Foto: JP Image

Independente de como forem posicionadas, a iluminação tem papel-chave para valorizar as obras de arte escolhidas. “A iluminação de quadros ou esculturas em um espaço é determinante para que seu visual e importância sejam definidos no ambiente”, explica Ieda Korman. Criar focos de luz, destacando as peças mais especiais do ambiente, é uma ótima forma de direcionar o olhar.

Cuidados e manutenção

Obras de arte são itens de valor e devem durar por gerações. Portanto, para conservá-las e preservar suas características originais, Ieda Korman ensina alguns cuidados essenciais:

“Evite locais com muita iluminação solar direta, pois ela pode desbotar e agredir obras de arte, que também pedem por locais arejados, pois a umidade é nociva”.

Por fim, para a limpeza, cada peça tem sua particularidade. Quadros a óleo, por exemplo, nunca poderão ser limpos com abrasivos. Nesse caso, opte pela limpeza apenas com um espanador ou pano seco. Molduras de gravuras ou desenhos com vidro, por sua vez, devem receber apenas álcool e um pano seco. Esculturas de metal, por outro lado, podem ser limpas com um pano úmido de água.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também

+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa

+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong

+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19

+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow