Sala de família e sala de estar: entenda a diferença e a importância dos dois ambientes -

Sala de família e sala de estar: entenda a diferença e a importância dos dois ambientes

Cada cômodo da sua casa tem um propósito. A sala de estar e a sala de família são dois ambientes para áreas da casa que costumam ser usadas indistintamente, mas a verdade é que cada uma significa algo diferente e deve conotar um espaço específico.

Se você está se perguntando qual é a diferença entre uma sala de estar e uma sala de família, é importante primeiro considerar a história desses espaços. Antes de meados dos anos 1900, as casas tinham apenas um espaço habitacional para todos os fins, onde as crianças brincavam durante o dia e os adultos bebiam coquetéis à noite. Porém, após a Segunda Guerra Mundial, muitos planejadores residenciais acrescentaram uma segunda área residencial, à medida que os baby boomers começaram suas famílias e se mudaram para os subúrbios. “Este último proporcionou a oportunidade para casas maiores terem uma sala de estar formal separada e um quarto familiar mais casual”, disse a designer de interiores Glenna Stone, da Filadélfia, nos Estados Unidos. “Depois que os televisores se tornaram um acessório em quase todas as casas, isso cimentou a ideia de ter a sala da família como o centro.”

Crédito: August de Richelieu

Agora, os proprietários estão mais focados do que nunca em maximizar cada metro quadrado de seus espaços de vida, o que significa que sua sala de estar pode ser usada para o tempo diário da família e sua sala pode ser usada regularmente para entretenimento. Para ajudar cada espaço a atingir seu pleno (e potencial pretendido), é importante entender como eles deveriam ser diferentes.

Onde está localizada a sala?

Não existe uma regra oficial sobre onde sua sala de família ou sala de estar deve estar localizada na casa, mas se você prestar atenção aos espaços vizinhos e aos pontos de acesso externos, terá uma noção de como o arquiteto pretende que a planta seja fluida. “Na maioria das vezes, a sala de família é adjacente ou conectada à cozinha”, diz Stone. “Torna-se uma extensão daquele tradicional ‘coração da casa’ e é o local para o seu dia-a-dia.” Uma sala que fica perto da entrada da frente e que se conecta a uma área de jantar formal costuma ser considerada uma sala de estar. “A sala de estar é normalmente separada da cozinha, onde é um pouco mais silenciosa e, quando está na frente da casa, causa uma primeira impressão quando você tem convidados”, acrescenta Stone.

Como você o usa com mais frequência?

Em muitas casas com áreas de estar duplas, a resposta óbvia para o debate do quarto familiar ou da sala de estar é determinada com uma pergunta: Onde você colocou sua televisão? “A sala de família é onde você pode relaxar, e definitivamente tende a ser a sala de TV”, diz Stone. “As crianças podem assistir a um programa enquanto você prepara o jantar, ou você pode usar este espaço para hospedar de forma mais informal. Por exemplo, quando você receber seus convidados, provavelmente vão ficar aqui para assistir ao futebol. É realmente o ‘fique à vontade e acomode-se.”

Veja também:

Embora a sala de estar seja considerada um espaço mais formal e adulto, um número cada vez maior de famílias opta por torná-la parte de sua vida cotidiana. “Quando as casas e apartamentos custam tanto quanto custam, o espaço de vida formal, que pode ser usado algumas vezes por ano, na melhor das hipóteses, é o primeiro luxo a desaparecer”, diz a arquiteta Catherine Truman, de Boston. Stone viu a mesma tendência com seus clientes: “Nunca pensei que deveria ser usado apenas em ocasiões especiais”, diz ela. “Especialmente no ano passado, as pessoas querem usar cada centímetro de suas casas. A sala de estar é um ótimo espaço para encontros de adultos, socialização e noites de jogos e deve ser acolhedora e calorosa, mas ainda assim ter uma vibração elevada.”

Como você organizou os assentos?

A maioria dos quartos familiares tem assentos projetados para sua noite de cinema no fim de semana – ou para ficar de olho no seu filho enquanto você trabalha. “A TV será o ponto focal em 99% dos quartos familiares, então os assentos refletirão isso”, diz Stone. “Se você é uma grande família de esportes ou adora noites de cinema, um confortável sofá se encaixará perfeitamente na sua sala de família. Para este quarto, realmente queremos criar um espaço para o dia a dia, onde os clientes se sintam realmente em casa.” Na sala de estar, a disposição dos assentos pode incluir uma cadeira de leitura perto de sua janela favorita, sofás dispostos para estimular a conversa ou bancos flexíveis para coquetéis e jogos de cartas. “Essa é minha parte favorita sobre o projeto de salas de estar”, diz Stone, “somos capazes de criar esses espaços únicos sem a restrição de perguntar: ‘Todos podem ver a TV?'”

Qual é a estética geral?

Embora o design de ambos os quartos deva ser coeso – e deve combinar com a decoração vista em todo o resto da sua casa – a sala de estar geralmente se torna um lar para peças mais antigas ou mais personalizadas: o piano dos seus avós, os retratos da escola das crianças, e mesa antiga. “Móveis mais sofisticados, coisas herdadas, coisas mais formais, muitas vezes estão na sala de estar, já os móveis superestofados e casuais são da sala da família”, diz Truman. Parte disso vem da localização da sala de estar perto da entrada principal, diz Stone. “A sala de estar é aquele espaço de primeira impressão, por isso projetamos isso para parecer mais polido; não rígido ou abafado, mas com foco em silhuetas refinadas, tecidos e acabamentos sofisticados e elementos de arte ou decoração exclusivos”, explica ela.

Veja também:

Tecidos adequados para crianças (e animais de estimação), peças de armazenamento projetadas para esconder brinquedos, e carpete resistente a manchas são essenciais em quartos familiares para casas com crianças. 

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow