Singapura: conheça Tengah, a cidade ecológica 'inteligente' com 42.000 casas -

Singapura: conheça Tengah, a cidade ecológica ‘inteligente’ com 42.000 casas

Em um país onde mais de 80% dos residentes vivem em habitações públicas, um compromisso do governo com o projeto urbano sustentável pode ter enormes implicações. E quando se trata de um país tropical onde a conveniência e o ar condicionado são uma forma de vida, o impacto pode ser ainda maior, por isso foi criada a Tengah.

Prometendo 42.000 novas casas em cinco distritos residenciais, a eco-cidade de Tengah – a palavra malaia para “meio”, embora esteja na região oeste da ilha – será o 24º novo assentamento construído pelo governo de Cingapura desde a Segunda Guerra Mundial. É, no entanto, o primeiro com resfriamento centralizado, coleta de lixo automatizada e um centro urbano sem carros, que os conservacionistas esperam oferecer um roteiro para reduzir as emissões de carbono nas cidades-estado do sudeste asiático.

O desenvolvimento está sendo apelidado de “cidade da floresta” pelos funcionários, devido à sua abundante área verde e jardins públicos. Uma vez que abrigou fábricas de tijolos, e mais tarde usado para treinamento militar, o local de 700 hectares foi recuperado por uma extensa floresta secundária nos últimos anos.

Um “corredor” ecológico de 100 metros de largura será mantido em seu centro, proporcionando uma passagem segura para a vida selvagem e conectando uma área de captação de água de um lado a uma reserva natural do outro.

Veja também:

O projeto provou ser uma tabula rasa para planejadores urbanos que defendem princípios de design verde e tecnologia “inteligente”, de acordo com Chong Fook Loong, diretor do grupo de pesquisa e planejamento do Housing and Development Board (HDB) de Cingapura, a agência que supervisiona a habitação pública do país.

“Tengah é uma lousa em branco”, disse ele em uma entrevista em vídeo, explicando que estradas, estacionamento e serviços públicos estão sendo empurrados para baixo do centro da cidade. “Estamos buscando o conceito ideal de segregação de tráfego, (com) tudo no subsolo e depois o nível do solo totalmente liberado para os pedestres – para as pessoas.

Então, é um ambiente muito seguro para todos. “Queremos uma cidade que permita caminhar e andar de bicicleta de uma maneira muito amigável”, acrescentou ele, dizendo que o ciclismo “decolou” em Cingapura nos “últimos três a cinco anos, principalmente”.

O plano verá a instalação de estações de carregamento de veículos elétricos, enquanto as ruas também estão sendo “preparadas para o futuro” para acomodar tecnologias emergentes, disse Chong. “Quando planejamos a malha viária, imaginamos um futuro onde os veículos autônomos se tornem uma realidade”, disse ele.

Veja também:

Embora comparativamente pequeno, com uma população de menos de 6 milhões de pessoas, as emissões per capita de Cingapura são maiores do que as do Reino Unido, China e Malásia, de acordo com o Secretariado Nacional de Mudança Climática do país. Isso se deve, em parte, ao ar-condicionado, que responde por mais de um terço do consumo típico de energia doméstica.

O aquecimento global só vai exacerbar essa dependência. O Serviço Meteorológico de Cingapura (MSS) previu que, até o final deste século, as temperaturas médias diárias na cidade-estado podem ser de pelo menos 34,1 graus Celsius “quase todos os dias” durante os oito meses mais quentes do ano.

Como tal, manter a calma será, cada vez mais, uma necessidade para os residentes. Em vez de demonizar o ar condicionado, os planejadores de Tengah procuraram reimaginá-lo. Água fria, resfriada com energia solar, passará pelas casas do distrito, o que significa que os residentes não precisam instalar condensadores AC externos ineficientes (embora ainda possam controlar a temperatura em seus próprios apartamentos).

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow