Spa na área externa: expert em paisagismo reúne dicas para criar esse cantinho relaxante -

Spa na área externa: expert em paisagismo reúne dicas para criar esse cantinho relaxante

O deck de madeira abriga a hidromassagem, nesse projeto de Cezar Scarpato. Para relaxar e apreciar a vista, o cantinho ganhou também duas espreguiçadeiras. Foto: Bicubico

Um oásis urbano. Assim pode ser descrito o spa dentro de casa, capaz de transformar os lares em verdadeiros templos para momentos de autocuidado, relaxamento e conexão com a natureza.

“Spa pode ser criado tanto em áreas externas e varandas extensas, quanto em espaços pequenos. O planejamento é essencial, para criar um cantinho que preze pelo aconchego”, afirma o arquiteto e paisagista Cezar Scarpato, à frente do escritório Scarpato Arquitetura Paisagística.

O deck de madeira abriga a hidromassagem, nesse projeto de Cezar Scarpato. Para relaxar e apreciar a vista, o cantinho ganhou também duas espreguiçadeiras. Foto: Bicubico
O deck de madeira abriga a hidromassagem, nesse projeto de Cezar Scarpato. Para relaxar e apreciar a vista, o cantinho ganhou também duas espreguiçadeiras. Foto: Bicubico

Segundo Scarpato, um dos itens essenciais para um bom spa é um ofurô ou hidromassagem, que cada vez mais se tornam tendência nos projetos. “Além da função de relaxamento, eles oferecem algumas vantagens em relação à piscina. São estruturas mais compactas, por exemplo, e ainda contam com a opção de água quente, para os dias de inverno”, explica.

Veja também:

Seja um modelo para uso individual, seja para um casal ou até para a família, essa opção ocupa menos espaço e demanda menos manutenção do que uma piscina, sendo também uma ótima aposta para spas integrados com a área de lazer.


O verde abraça o spa projetado por Cezar Scarpato, que aproveitou bem a área externa desse apartamento. Foto: Bicubico

Para elaborar um verdadeiro spa, todos os detalhes importam. “Trazê-lo para a área externa ou varanda é uma ótima forma de promover uma integração com a natureza e paisagem, mas pensar em um bom paisagismo também é essencial para reforçar o mood relaxante”, diz Cezar Scarpato. Para o paisagista, trazer as plantas para perto do spa é essencial – seja em uma parede verde, seja em vasos ou com espécies mais ornamentais, sempre escolhidas de acordo com as condições do espaço.

“O importante é tomar cuidado com o local da banheira ou ofurô, que não devem estar próximos de plantas que soltem muitas folhas”, alerta. Em caso de spas na área externa, pensar em uma cobertura para controle das intempéries também é essencial. “Os pergolados são ótimos aliados”, opina. Um deck de madeira é a pedida perfeita para complementar o espaço que, se for extenso, pode ainda ganhar outros mobiliários para área externa, como chaises, bancos e mesinhas.

Veja também:

Para criar um cantinho sensorial, que estimule o relaxamento, o paisagista Cezar Scarpato também indica a inclusão de fontes ou espelhos d’água e cascatas. “Quando não é possível incluir o elemento, a tecnologia pode ser uma aliada, com caixas de som e uma trilha com sons da natureza”, diz. Os aromas também são essenciais – seja através de difusores, velas ou incensos, ou até plantas específicas. “Alecrim, lavanda e lírio são perfeitos para criar a atmosfera desejada”, afirma o paisagista.


Integrado com a área de lazer, esse spa projetado por Cezar Scarpato ganhou um pergolado de madeira, que protege a hidromassagem.

Por fim, as cores também fazem toda a diferença para um spa verdadeiramente reconfortante. “Tudo que remete à natureza traz calma e tranquilidade, então aposte em tons madeirados, esverdeados ou azulados“, diz Scarpato. Uni-los com materiais naturais como as fibras, cordas e pedras é uma forma de criar um cantinho perfeito para recarregar as energias.


Nesse projeto, Cezar Scarpato optou por um ofurô, criando um cantinho de relaxamento e contemplação.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br






arrow