Tendência Japandi: conheça o estilo que reúne conceitos japonês e escandinavo -

Tendência Japandi: conheça o estilo que reúne conceitos japonês e escandinavo

Unindo o minimalismo e o equilíbrio japonês com a elegância e funcionalidade escandinava na decoração, o estilo Japandi segue conquistando adeptos em toda parte do mundo.

Pautado pela premissa de transmitir as sensações de conforto e bem-estar nos ambientes através de traços como o design moderno, cores e elementos naturais presentes nos móveis e objetos, o japandi se traduz muito além da estética. Seguindo as filosofias Wabi Sabi e Hygge, o Japandi reforça a importância do lar no nosso dia a dia como um local onde encontramos e vivenciamos paz e segurança.

Veja também:

“O estilo caiu nas graças justamente por trazer um olhar diferente para as nossas casas. Ele ressalta o desejo de usufruirmos os ambientes com muito mais comodidade, especialmente nesse período de confinamento que seguimos vivendo”, revela o arquiteto Bruno Moura. “Com essa revolução do morar que vivenciamos desde o ano passado, considero um processo natural essa nossa conexão com o Japandi, que é reconhecido no exterior como um décor que simboliza a leveza e a tranquilidade”, completa.

Minimalismo

No estilo Japandi, a expressão ‘menos é mais’, que retrata o minimalismo, é interpretada ao pé da letra. Com poucos elementos no local, o décor prioriza a fluidez nos ambientes e a funcionalidade dos móveis, aproveitando com maestria cada cantinho dos ambientes. Perfeito para projetos com menores dimensões, o conceito de distribuição do layout promove suavidade e deixa uma atmosfera muito mais acolhedora. “Mesmo com poucos móveis, a distribuição proposta pelo Japandi agrega personalidade, pois ele tem uma característica singular”, comenta o também arquiteto Lucas.

Elementos naturais

Móveis amadeirados e artesanais, como as cadeiras com assento em palhinha, são muito bem-vindos em lares com a essência Japandi | Foto: Fernando Crescenti

Outra característica que enfatiza o Japandi é a utilização de elementos naturais nos móveis e objetos decorativos seguindo a filosofia japonesa Wabi-Sabi, que representa a estética e a beleza do imperfeito, e a escola escandinava Hygge, que tem como premissa transmitir a felicidade e o bem viver em casa.

Assim, é possível apostar em mobiliários mais antigos e peças artesanais como meios de se evocar ares mais bucólicos. Para tanto, escolhas produzidas com madeira, bambu, fibras e vime, entre outros materiais, propiciam uma conexão espontânea com a natureza. O profissional Bruno Moura faz questão de enfatizar um pré-conceito que pode ser feito com relação aos elementos orgânicos: eles podem sim atender ao desejo de uma decoração agradável. “Itens naturais e artesanais como o crochê, a corda, o bambu e tecidos como o linho e o algodão se encaixam perfeitamente nesse pensamento de construir ambientações que acolhem os moradores”, acrescenta.

Cores

Adotar tons claros nas paredes, em consonância com os elementos naturais, é outro atributo do Japandi | Foto: Fernando Crescenti

As cores também são muito importantes no estilo, uma vez que revelam a sutileza e a brandura idealizada para cada ambiente. Dessa forma, a paleta de tons claros, muito presente na decoração escandinava, são as mais recomendadas para os moradores que pretendem trilhar os ensinamentos do Japandi. No tocante às paredes, elas devem harmonizar com os outros itens para não causar estranhamento e nem uma poluição visual. “As cores seguem na mesma linha com paletas cromáticas serenas mescladas com tons terrosos, branco, cinza e rose. A relação com a natureza é primordial”, enfatiza Lucas.

Iluminação natural

Fundamental no Japandi, a iluminação natural traz consigo sentimentos de satisfação e felicidade | Foto: Fernando Crescenti

A iluminação natural é outro componente que norteia a decoração. Por isso, janelas recebem atenção especial para que sejam o meio de entrada da luz diurna por toda residência. Na sua cobertura, ao invés de tecidos pesados, o Japandi convida a substituir por versões mais suaves que assegurarão a privacidade e evitarão qualquer incômodo visual no decorrer do dia.

O Japandi reflete um lifestyle que valoriza a diminuição do ritmo da vida dos seres humanos, ressaltando a importância de suas histórias e raízes. Dessa maneira, o lar torna-se um habitat mais agradável para viver, pois o estilo cria e exalta sensações prazerosas de pertencimento e proteção.

Veja também:

 

Foto de destaque: Fernando Crescenti

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow