Torneira de cozinha: como definir o modelo certo de acordo com experts -

Torneira de cozinha: como definir o modelo certo de acordo com experts

Vai começar a reforma da cozinha ou da área gourmet? Então se prepare para anotar algumas recomendações muito úteis antes de iniciar esse processo. A torneira é um dos elementos mais importantes desses espaços, afinal será utilizada a todo momento.

Portanto, é preciso ficar atento ao tipo de torneira que será escolhida, além de todos os cuidados durante sua instalação. As arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas prepararam um guia fácil para esclarecer todas as dúvidas. Acompanhe a seguir:

Como escolher o modelo certo?

Há uma grande variedade de modelos de torneiras e misturadores que aliam design, tecnologia e funcionalidade! Por isso, fique de olho nessas recomendações básicas antes da compra:

– Veja se a pressão do encanamento é compatível com a torneira desejada. Essa informação pode ser conferida por meio de um instrumento chamado manômetro. Por isso, procure um encanador profissional para auxiliar, evitando problemas futuros.

– Observe a altura da torneira em relação ao tipo de cuba, além de verificar o comprimento da bica em relação ao eixo dela. O objetivo dessas aferições é garantir que o jato de água seja direcionado ao ralo de forma segura, sem espirrar água para fora.

Varanda gourmet com a praticidade da torneira gourmet. Projeto do escritório Dantas & Passos Arquitetura | Foto: Maura Mello

– As tarefas executadas merecem um espaço confortável para que fiquem funcionais. Então é valioso conferir todas as medidas na hora de comprar e instalar a torneira.

Veja também:

– As torneiras fazem parte da decoração! Elas podem contribuir ou atrapalhar o resultado final, caso a escolha não seja apropriada ao conceito do projeto.

– Verifique a disponibilidade financeira, pois há grande variação de preço de acordo com o modelo. E pesquise em várias lojas para achar o melhor valor!

Torneira, misturador ou monocomando?

Para escolher entre uma torneira, misturador ou monocomando, a dica principal é verificar primeiramente a possibilidade de incluir um ponto de água quente e promover as instalações necessárias para o funcionamento.

Em linhas gerais, as torneiras contam com apenas um registro para a liberação da água fria. Por outro lado, misturadores e monocomandos propiciam a oportunidade de lavar a louça com uma temperatura mais confortável, ainda mais na época do inverno, porém com características distintas.

No caso do misturador, dois registros – uma de água quente e o outro de fria –, permitem que o morador controle a temperatura desejada. Por sua vez, o formato monocomando é mais moderno e prático, dispondo de apenas uma alavanca para o acionamento.

Monocomandos com formas arredondadas, o monocomando Trentino é ideal para cubas amplas ou dupla. Além disso tem bica móvel 360° graus com arejador articulado. Já o monocomando Gourmet agrega valor estético e agilidade no preparo de alimentos por ter bica extraível com molda, 2 tipos de jatos, além de ser produzido em 100% metal cromado com exclusivo acabamento biníquel. Fotos: Divulgação/Incepa

Instalação

“No caso da instalação de torneiras quentes, misturadas, ou mesmo com água filtrada, nós sempre aconselhamos que elas sejam feitas por um profissional qualificado. Assim, ele verificará corretamente a pressão da água e as vedações necessárias. Falando nisso, esse é um item extremamente importante na hora da instalação, pois com a vedação é possível evitar pequenos vazamentos, que podem danificar a marcenaria, ou até mesmo atingir o apartamento do andar inferior”, aconselha Danielle.

Cozinha do escritório Dantas & Passos Arquitetura com torneira de acionamento monocomando | Foto: Maura Mello

Materiais

Existem torneiras em materiais plásticos, metálicos e em combinação com o uso de peças siliconadas, que propiciam maleabilidade para o uso. As opções plásticas, tipo ABS, geralmente são brancas, mas podem receber pinturas de outras cores. Apesar de mais baratas, são mais fracas e menos duráveis. Já os modelos metálicos geralmente têm miolos em latão, cobre ou aço, que as tornam bem mais resistentes no uso diário.

Cromada, preta ou colorida?

Monocomando para cozinha de mesa disponível nas cores vermelho e preta. | Fotos: Divulgação Incepa

Essa escolha deve ser feita com base no conceito geral do projeto, além do cuidado em harmonizar a torneira com outros materiais, como revestimentos e detalhes da decoração. Para quem não quer errar, as torneiras cromadas são clássicas e as mais empregadas, porque combinam bem com vários estilos, inclusive com as cubas de inox que são muito usadas também.

Já as torneiras pretas, supermodernas, vêm ganhando muito espaço recentemente, principalmente na decoração com conceito industrial e, ficam incríveis quando combinadas com a cuba preta! As coloridas também são uma tendência forte, mas é preciso ficar atento à composição do espaço como um todo.

Veja também:

“Nós gostamos muito de combinar as cores de metais dentro de um mesmo ambiente para garantir mais harmonia do conjunto final. Para isso, as cubas esculpidas, na mesma cor dos tampos, representam uma excelente solução, pois ficamos com mais liberdade na escolha de um metal de cozinha colorido”, afirma Paula.

Projeto de cozinha do escritório Dantas & Passos Arquitetura | Foto: Maura Mello

O que está em alta!

Atualmente, as marcas dispõem de um amplo portfólio para a realização dos projetos. Há modelos com acionamento automático; com filtros de água já embutidos; que consomem menos água (com sensores para ligar e desligar) e arejadores; bicas altas ou baixas; com duchas removíveis; modelos que podem ser acionados pelo pé ou cotovelo e peças com uma enorme gama de acabamentos. “Os modelos com temporizadores estão super em alta porque ajudam a economizar água, em razão de possuírem um sensor de movimento e de controle do tempo de abertura da água”, conta Paula. Pensando na economia dos recursos hídricos, o arejador é uma peça que fica na ponta da bica da torneira. Seu funcionamento é simples: ao combinar ar à água, o fluxo é diminuído mantendo a sensação de volume e direcionando o jato.

Praticidade no dia a dia

Na hora de escolher o modelo, o ideal é sempre verificar quais tarefas serão executadas no dia a dia, ainda mais para cozinhas e varandas gourmet, que apresentam funções diversas. “É importante considerar o espaço útil necessário para lavar panelas e louças maiores, além da praticidade para higienizar alimentos. Achamos interessante considerar uma altura de 30 cm, entre a bica e o ralo da pia, para atender bem as funções do morador. Também é preciso observar o tipo de acionamento da água do modelo escolhido, porque muitas vezes essa ação é feita com as mãos ensaboadas ou sujas. Dessa forma achamos que as alavancas são bem mais práticas”, aconselha Danielle.

Varanda gourmet do escritório Dantas & Passos Arquitetura | Foto: Maura Mello

Torneira de parede

Além das torneiras de mesa ou bancada, há também os modelos de parede. Porém, cada uma delas deve ser utilizada de acordo com a situação: quando a entrada do encanamento de água está abaixo do tampo da bancada, então a recomendação é pela utilização da torneira de mesa, pois uma mangueira fará a ligação do ponto de água até o furo na bancada onde está a torneira. Todavia, se o ponto de água estiver acima do tampo da bancada, devemos apostar nas torneiras de parede, que ficam presas diretamente no ponto de alimentação de água.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow