Travertino: tudo o que você precisa saber sobre o novo neutro da casa moderna -

Travertino: tudo o que você precisa saber sobre o novo neutro da casa moderna

Banheiro travertino. Crédito: Max Vakhtbovych

Tudo o que você precisa saber sobre o azulejo travertino, o novo neutro que sua casa moderna está precisando. Os especialistas explicam onde instalar e como cuidar desse tipo de ladrilho contemporâneo.

O ladrilho de travertino está em alta e não é difícil entender o porquê. Mais macio que o granito, mas mais forte que o mármore, o travertino é formado a partir de depósitos minerais encontrados em fontes termais naturais e tem uma aparência única de textura e camadas, diz Deborah Osburn, a fundadora da Clé Tile, nos Estados Unidos: “O travertino pode ser uma pedra surpreendentemente acessível, ao mesmo tempo que pode fornecer os atributos visuais sofisticados de acabamentos mais caros”, diz ela.

Banheiro travertino. Crédito: Max Vakhtbovych
Banheiro de travertino. Crédito: Max Vakhtbovych

Terroso, mas elegante, este revestimento pode ser cortado para produzir uma “aparência opaca e turva”, ou corte em veia para uma sensação mais “contemporânea e linear”, observa Joshua Levinson, CEO da Artistic Tile, nos Estados Unidos. “Quando polido, o brilho natural do travertino é realçado, enquanto um acabamento afiado oferece uma aparência suave e orgânica”, explica ele. “Dependendo do uso e da estética, os orifícios naturais na pedra podem ser preenchidos com um enchimento à base de cimento ou resina, ou deixados sem preenchimento.”

Veja também:

Interessado em aprender mais sobre o tipo de revestimento mais quente da temporada? Dos melhores lugares para instalar o travertino a dicas para mantê-lo em ótima forma, Osburn e Levinson compartilham suas ideias com antecedência:

O travertino não é uma invenção moderna.

O uso do travertino remonta à era romana, quando foi usado para construir algumas das joias arquitetônicas mais icônicas da Itália, incluindo as colunatas de estilo barroco na Praça de São Pedro no Vaticano, explica Levinson. “Os antigos romanos usavam isso extensivamente, explorando as famosas pedreiras de travertino em Tivoli”, acrescenta. “O revestimento do Coliseu é feito de travertino, e o material era usado com frequência nos banhos romanos.”

Funciona bem em áreas com muito tráfego.

Robusto e sofisticado, Osburn diz que os azulejos de travertino são uma ótima escolha para espaços de alto tráfego de sua casa, incluindo backsplashes, bancadas, pisos, paredes e contornos de lareira. “Pode fornecer uma superfície resistente para muitas áreas”, explica ela. “Banheiros e chuveiros são ótimos espaços para usar travertino e, para uso no chão, oferecem mais resistência ao deslizamento do que a maioria das superfícies de pedra.” Como o travertino não tem a capacidade de absorver calor, Osburn diz que também está se tornando uma escolha popular para atividades ao ar livre. “No entanto, o uso ao ar livre deve ser restrito a climas quentes, pois o congelamento da água e as temperaturas podem enfraquecer a pedra”, explica.

É o novo neutro.

Dependendo do corte e do acabamento, Levinson diz que este meio pode complementar uma ampla gama de estilos estéticos. “O travertino com corte de veia tem formação linear, oferecendo um visual mais contemporâneo”, explica ele. “No entanto, se você alterar o acabamento e o corte, pode funcionar bem em um ambiente mais rústico também.” Graças à sua coloração em tons de terra e veios lineares, Osburn diz que este ladrilho pode ecoar a aparência do grão de madeira natural, criando uma vibração orgânica especialmente versátil. “Como a madeira, o travertino é basicamente monótono e pode ser facilmente incorporado como um toque suave em qualquer estilo de espaço”, diz ela.

E como o travertino normalmente aparece em tons de creme ou amarelo claro, Osburn observa que o ladrilho pode ser usado em uma variedade de paletas de cores. “Atualmente, ele empresta textura suave a espaços que são todos neutros e está tendo o maior retorno em espaços que usam tons claros. No entanto, também ilumina uma paleta escura ao oferecer uma superfície tranquila, em vez de um contraste ousado.”

Sele o travertino ao instalá-lo.

Após a instalação, Levinson diz que suas superfícies de travertino devem ser seladas com um selante de pedra natural para protegê-las de manchas e produtos de limpeza excessivamente ácidas. “O travertino é uma pedra à base de carbonato de cálcio, o que o torna vulnerável a ataques químicos, então certifique-se de que seu limpador tenha pH neutro”, ele aconselha. “Também é comum que novos furos se abram no travertino, mas eles podem ser preenchidos com um enchimento à base de cimento ou resina (dependendo do tipo que foi originalmente aplicado).”

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow