Tudo o que você precisa saber antes de cultivar plantas em casa -

Tudo o que você precisa saber antes de cultivar plantas em casa

Tudo o que você precisa saber antes de cultivar plantas em casa

Reservar um cantinho da casa para receber vasos de plantas é um convite para se reconectar com a natureza. Saiba que não é preciso ter varanda ou quintal para isso, algumas espécies se dão muito bem em áreas internas.

As plantas melhoram a qualidade e a umidade do ar e trazem frescor para o ambiente doméstico, além de deixarem qualquer espaço mais aconchegante. Aqui você encontra tudo o que precisa saber antes de cultivar plantas em casa.

Veja também:

1. Quais ambientes podem receber as plantinhas?

É importante ter em mente o que cada espécie necessita para escolher o melhor lugar para sua plantinha. “Dependendo do estilo do ambiente, se é mais minimalista ou mais carregado, podemos pensar em plantas com folhagens mais discretas ou com mais ‘informações’ de flores e folhas”, afirma a arquiteta Júlia Guadix, à frente do escritório Liv’n Arquitetura.

Na cozinha, varanda e área de serviço, por exemplo, hortinhas são super bem-vindas. Além de perfumarem o ambiente, fornecem temperos e ervas frescas que incorporam mais sabor nas receitas de pratos e drinks. Nesse caso, as plantinhas podem ser colocadas em xícaras, canecas, garrafas, latas de chá e outros utensílios que funcionam como vaso.

Tudo o que você precisa saber antes de cultivar plantas em casa
Imagem: Guilherme Pucci

“Nos banheiros, por sua vez, arranjos em vidro ou cerâmica deixam o ambiente mais agradável”, exemplifica a especialista. Há ainda a possibilidade de brincar com as alturas e colocar plantas pendentes no box ou em prateleiras mais altas. Pendurar ramos secos de eucalipto perto do chuveiro é uma dica para ter banhos aromáticos e revigorantes, pois o vapor libera o cheiro das folhas.

2. E em casas com pets e crianças?

Animais e crianças tendem a mexer em tudo, por isso, é fundamental tomar cuidado com as espécies de plantas escolhidas. Saiba que muitas flores podem ser venenosas para os pequenos. Evite: Comigo-ninguém-pode, Costela de Adão, Jiboia, Espada de São Jorge, Azaleia, Copo de leite, Primavera, Coroa-de-Cristo, Hortênsia e Lírio. Além disso, é melhor evitar posicionar flores com cheiro forte em ambientes muito pequenos, pois podem causar alergias.

Tudo o que você precisa saber antes de cultivar plantas em casa
Imagem: Guilherme Pucci
Veja também:

3. Jardim vertical

Dentro da tendência de usar a natureza na decoração, o jardim vertical é uma opção cheia de vantagens. Adaptável tanto em cômodos grandes quanto nos pequenos, ele traz frescor, conforto térmico e beleza. Nos lugares menores, esse tipo de disposição não ocupa espaço no piso, porém é imprescindível levar em conta a profundidade dos vasos de plantas ou painéis.

Para os jardins de plantas preservadas (folhas naturais que foram desidratas e tratadas) e artificiais, elas são instaladas em painéis de MDF – que bastam ser parafusados ou colados na parede com fita dupla face. A única manutenção necessária é tirar o pó acumulado.

Já os jardins naturais possuem menor custo, porém demandam mais trabalho. “Podemos executar desde soluções mais práticas, como impermeabilizar uma parede ou parafusar uma tela metálica e pendurar diversos vasos nela. Até soluções mais elaboradas, com irrigação automática e perfis próprios para jardim vertical”, explica a arquiteta.

4. Plantas naturais, preservadas ou artificiais?

As plantas preservadas e artificiais são alternativas ideais para quem busca praticidade e não tem tempo para cuidar das flores. As primeiras são naturais, entretanto receberam tratamentos para ficarem secas. Indicadas para as áreas internas. O segundo tipo é feito de plástico e pode ser usado nos espaços externos.

As folhas naturais, por sua vez, exigem manutenção frequente, porém proporcionam mais benefícios para a saúde. “Um jardim bem planejado e montado com plantas verdadeiras melhora nossa qualidade de vida, mudando completamente a energia”, finaliza Júlia Guadix.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também

+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa

+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong

+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19

+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow