Tudo o que você precisa saber para reformar sua casa sem imprevistos e dores de cabeça -

Tudo o que você precisa saber para reformar sua casa sem imprevistos e dores de cabeça

Tudo o que você precisa saber para reformar sua casa sem imprevistos e dores de cabeça

A pandemia de coronavírus mudou a nossa relação com o ambiente doméstico. Nunca passamos tanto tempo em casa e, com isso, descobrimos novas perspectivas e necessidades. O atual momento provocou, assim, um maior interesse por reformas.

Mas, para muitos, reformar a casa ainda é sinônimo de quebra-quebra sem fim, surpresas inesperadas e preocupações com o orçamento apertado. No entanto, o processo não precisa ser esse. “Com tudo bem avaliado e combinado, não tem onde errar”, assegura o arquiteto Bruno Moraes. Definir as etapas e orçar corretamente os materiais antes de começar a obra propiciam um fluxo tranquilo para o cliente e para o profissional.

Veja também:

Veja tudo o que você precisa saber para reformar sua casa sem imprevistos e dores de cabeça:

Como começar?

O profissional contratado apresenta um projeto arquitetônico pensado de acordo com as características do imóvel e as expectativas/pedidos dos moradores. O alinhamento após a visualização da planta baixa e do 3D é primordial para realizar os ajustes, seja em relação à estética ou ao orçamento, evitando mudanças no decorrer da obra.

Contabilizar as datas e a duração de cada atividade, bem como coordenar os períodos de entrega dos materiais, o número de funcionários e o desembolso financeiro traz segurança para o trabalho coordenado pelo arquiteto e tranquilidade para o cliente.

Fluxo financeiro

Mesmo com tudo bem planejado, é preciso ter uma verba extra para imprevistos, como quebra de materiais e outras intercorrências, principalmente na reforma de imóveis antigos.

“Ter uma margem extra no orçamento nos ajuda a resolver questões atípicas, como o rompimento de uma tubulação de água ou uma lata de tinta que inesperadamente cai no chão”, diz Bruno Moraes.

Imagem: Luis Gomes

Mão de obra adequada e gerenciamento eficiente

É preciso dedicar atenção para a contratação de mão de obra especializada e o profissional responsável pelo gerenciamento. O escritório Bruno Moraes Arquitetura trabalha com um aplicativo no qual o cliente tem acesso ao cronograma com todas as etapas de serviços. O objetivo é gerenciar a reforma da casa em tempo real a fim de evitar surpresas no fim.

Veja também:

Dicas para economizar

Para Bruno Moraes, a melhor forma de poupar está ligada à redução de custos na compra de materiais. Realizar orçamento, procurar promoções e relacionar opções A e B se revelam como métodos efetivos para orçamentos mais enxutos.

“O cliente pode se encantar por um porcelanato, que por sua vez está com um valor bem acima de outro com as mesmas características técnicas e aparência semelhante. Isso deve ser pesado na balança”, pondera.

Uma cozinha, por exemplo, não precisa ter a parede revestida de ponta a ponta. Para atenuar os custos, uma alternativa é aplicar o revestimento em meia parede e finalizar com a pintura – um recurso que agrega modernidade com um custo inferior.

Como diminuir o prazo de entrega?

A realização de uma obra sempre vem acompanhada da pressa. Imóvel vazio e a reforma de todos os cômodos de uma vez são processos que influenciam na rapidez e na redução dos custos, pois a maioria dos funcionários de obra cobram por dia trabalhado. Mas nem sempre é possível. Dessa forma, recomenda-se criar um escalonamento para tirar melhor proveito do tempo.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também

+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa

+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong

+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19

+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow