Tudo pronto para costurar? Aprenda como preparar o tecido e garanta ótimos resultados -

Tudo pronto para costurar? Aprenda como preparar o tecido e garanta ótimos resultados

Como preparar o tecido para costurar. Crédito: Cottonbro

Como preparar tecido para projetos de costura. Desde encontrar o lado certo até pressionar a amostra, veja o que fazer antes de começar um único ponto.

Tudo pronto para costurar? Não tão rápido. Antes de ligar o botão de liga/desliga da máquina de costura, as dicas e orientações a seguir para preparar o tecido garantirão ótimos resultados.

Como preparar o tecido para costurar. Crédito: Cottonbro
Como preparar o tecido para costurar. Crédito: Cottonbro
Identifique os lados certos do tecido

O lado do tecido que ficará voltado para fora é denominado lado direito. Identificar o lado direito o ajudará a cortar e costurar as peças com sucesso. Muitos tecidos têm lados que não combinam. O algodão estampado, por exemplo, pode ser mais escuro de um lado do que do outro. Escolha o lado do tecido que você deseja deixar voltado para fora e seja consistente no corte de todas as peças da estampa de forma que, uma vez costuradas, fiquem voltadas para fora. Se você estiver trabalhando com tecidos que parecem idênticos dos dois lados, como linho ou feltro, não importa qual lado está voltado para fora.

Veja também:
Lava e seca

Lavar e secar previamente o tecido evitará que seu projeto acabado encolha na lavagem após ser costurado e evitará enrugamento ao longo das linhas de costura. Alguns tecidos têm símbolos de cuidado na ourela, que é a borda lisa e não cortada nas bordas esquerda e direita do tecido. Certos tecidos, como seda, lã e feltro de lã, não devem ser pré-lavados; depois de costurar, limpe a seco qualquer coisa feita com esses tecidos. Você não precisa lavar previamente os tecidos que não serão lavados após a costura ou montagem – por exemplo, se estiver usando linho para cobrir um quadro de avisos.

Pressione o tecido

Mesmo que as rugas pareçam insignificantes, elas distorcem o tecido o suficiente para prejudicar tamanhos e formas na hora de costurar. Suavizar rugas e vincos facilita o corte adequado do tecido. 

Encontre sentido certo

A textura dos tecidos influencia tanto o drapeado quanto a durabilidade de um projeto acabado, por isso é muito importante identificá-lo antes de cortar as peças. O tecido é feito de fios que correm longitudinalmente (urdidura) e transversalmente (trama). Para encontrar o sentido, observe a direção em que as fibras do tecido correm: a urdidura sempre corre paralela e a trama perpendicular à ourela. Mesmo que você não consiga ver imediatamente esses fios, puxar o tecido lhe dará uma dica. Se você estiver puxando com o sentido transversal ou longitudinal, não haverá alongamento. Se você puxar em um ângulo de 45 graus (“no viés”, normalmente de canto a canto), sentirá o tecido esticar. Alguns tipos de padrões, especialmente para roupas, são cortados em viés, o que dará a uma peça de roupa ou outro projeto uma cortina elegante. 

Tecido e alfinetes

Disponha o tecido prensado em uma superfície plana e dura. Com as mãos, alise quaisquer ondulações (verifique se não há dobras ou rugas). Ao prender duas peças de tecido juntas, insira alfinetes perpendiculares à linha do ponto, dentro da margem da costura. Isso evitará enrugamento e protegerá o tecido de tensão indevida ou protuberâncias acidentais. Ao prender os padrões em seu tecido, insira alfinetes na diagonal em relação às linhas de costura. Corte as peças do molde (com papel ou tesoura multifuncional, não com tesoura de tecido) antes de prender. Se você estiver usando um padrão comprado em loja, consulte o diagrama de posicionamento que acompanha; ele irá mostrar a você onde no seu tecido fixar as peças do padrão. (O diagrama também dirá se as peças do padrão devem ser colocadas na dobra, ou colocadas de cabeça para baixo ou com o lado direito para cima no tecido.)

Corte o tecido

Use tesouras de costura afiadas e faça cortes longos e suaves. O mesmo se aplica à tesoura de picotar – faça cortes longos. Se você estiver cortando entalhes ou recortando curvas, pequenas tesouras de costura cortam com mais precisão. Além disso, aqui vai uma dica: a maneira mais fácil de cortar uma linha reta em um tecido de trama solta, como o linho, é puxar alguns fios da teia ou da trama. As pequenas lacunas resultantes fornecerão uma linha perfeita para usar como um guia.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow