Varanda gourmet: veja dicas para acertar na churrasqueira do seu apartamento -

Varanda gourmet: veja dicas para acertar na churrasqueira do seu apartamento

Foi-se o tempo que o prazer de ter uma churrasqueira era reservado apenas para quem habita em casas. É fato que um quintal com uma varanda externa, proporciona mais liberdade no preparo de um churrasco para a família e amigos.

Para instalar uma churrasqueira em apartamento, basicamente o imóvel precisa de um shaft, um duto para a fumaça, e dispor das condições para a colocação de acordo com as normas do condomínio.

Veja também:

A escolha entre os modelos disponíveis no mercado: carvão, gás ou eletricidade tem que ir de encontro com as especificidades do local ou mesmo os desejos dos moradores. “Além disso, de nada adianta ter uma churrasqueira sem um espaço, geralmente uma bancada, para o manuseio e preparo das carnes”, opina o arquiteto Renato Andrade.

1. Espaço disponível

O ponto de partida é verificar o espaço disponível para a instalação do equipamento, além da coifa, dutos ou chaminés para a exaustão da fumaça. Com essa decisão, você tem os requisitos ideais para definir o modelo da churrasqueira e o layout da varanda.

“Sem a devida atenção com a parte técnica, nada feito. Em edifícios, é estritamente proibido que a fumaça saia pelas janelas, mesmo que pela própria varanda”, explica a arquiteta Erika Mello.

Na definição da varanda, é preciso pensar também em estrutura que propicie conforto e funcionalidade, como uma bancada com pia para a preparação dos alimentos, armários e uma área para circulação do churrasqueiro.

2Modelos disponíveis

Embora os modelos com carvão sejam os mais tradicionais e sonhados pelos clientes, as versões a gás têm conquistado bastante por causa da rapidez para assar as carnes, eficiência e praticidade para limpar.

Entretanto, a resolução implica na necessidade de uma rede de gás, seja natural ou botijão, e um ponto de elétrica, já que a tubulação precisa ser adaptada no piso ou na parede.

Por fim, na impossibilidade de optar por carvão ou gás, é possível contar com as churrasqueiras elétricas e as portáteis.

Veja também:
3. Duto e chaminé

estrutura e dimensões do duto, que pode ser de alvenaria ou metal, podem variar de acordo com o tamanho da coifa. A exaustão da fumaça pode ser acontecer de forma natural, com uma chaminé de, no mínimo, 2m de altura, ou a forçada, com o auxílio de equipamentos.

Fotos: Luis Gomes

4. Revestimentos

Na bancada, os profissionais indicam materiais resistentes às manchas que ocorrem com o sangue da carne ou carvão, ou os riscos com pontas de facas, espetos ou grelhas. Soma-se aos critérios a solidez, especialmente para a variação e temperatura com a churrasqueira próxima do espaço de trabalho.

O local de churrasco acaba sujando muito, por isso a preferência se dá por revestimentos de parede e piso que ofereçam facilidade para limpeza.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também

+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa

+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong

+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19

+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow