Como o banheiro mudou ao longo dos séculos -

Como o banheiro mudou ao longo dos séculos

Como o banheiro mudou ao longo dos séculos

Os banheiros acompanharam as transformações da sociedade até chegar ao design que conhecemos hoje. Faça uma viagem no tempo entre casas de banho públicas e designs extravagantes para entender como o banheiro mudou ao longo dos séculos.

Veja também:

Quando os banhos públicos de Bermondsey foram inaugurados, em 1927, apenas uma em cada 500 casas desse bairro londrino da classe operária tinha um banheiro. Os moradores da região frequentavam o grande prédio municipal com duas piscinas e 126 banheiros privativos em cubículos, além de banhos turcos, russos e saunas.

Durante séculos, essa era a única maneira de se manter limpo. Os banhos públicos de Bermondsey foram fechados em 1973, quando ficou cada vez mais raro encontrar uma casa sem banheiro.

Na Inglaterra medieval, os banhos públicos tinham também um caráter social. Compartilhado por homens e mulheres, as termas foram definitivamente fechadas em 1546 por Henrique XVIII devido ao comportamento promíscuo que os banhos públicos incentivavam.

Como o banheiro mudou ao longo dos séculos
Imagem de Shawn Ang por Unsplash

Os ingleses, que recorriam a especiarias, ervas e roupas limpas, nunca foram tão limpos, pelo menos até a construção dos banhos públicos municipais no século XIX. Na época, a poeira industrial havia penetrado na pele de grande parte da população.

Invenções

O vaso sanitário moderno foi inventado por Sir John Hennington, afilhado da rainha Elizabeth I, e aperfeiçoado pelo escocês Alexander Cummings, em 1775, com uma curva S para capturar odores e gases vindos do esgoto. Mas foi apenas quando as casas foram equipadas com água corrente e drenagem efetiva, a partir da segunda metade do século XIX, que o banheiro privado surgiu. Antes disso, havia uma sala para tomar banho e fazer as necessidades ou então se fazia, é claro, ao ar livre. Durante a era industrial até o século XX, os banhos eram tomados em banheiras de estanho em frente a fogões de cozinha.

Para a maioria das pessoas, mesmo aquelas que tinham boas condições de vida, o banheiro continuava sendo um espaço com cara de hospital, com acessórios brancos e água quente limitada. Os banheiros eram associados, acima de tudo, à higiene. Mas é verdade que havia casas maravilhosas na cidade e no campo equipadas com banheiros impressionantes, banheiras vitorianas e azulejos ricamente decorados.

Também havia banheiros exóticos, como o da romântica Villa Kerylos (1908) em Beaulieu-sur-Mer, na Riviera Francesa. O local foi projetado com todos os confortos modernos e um banheiro esplendoroso, que os visitantes admiram até hoje.

Como o banheiro mudou ao longo dos séculos
Imagem: Reprodução/Instagram @sketchlondon

Banheiro contemporâneo

No século XX, a privacidade continuou sendo importante. Mas algo mudou na década de 1960, com a crescente prosperidade da classe média e uma cultura pop focada cada vez mais no prazer. Adornado com banheira de imersão, bidê, carpete felpudo, armários de espelho de plástico, papel de parede impermeável e até uma banheira de hidromassagem, o design do banheiro dos anos 60 era o representante de um “bagnio” privado.

Desde então, em casas opulentas e estilosas, os banheiros contemporâneos se assemelham aos suntuosos banheiros de hotéis, evoluindo quase para um spa caseiro. Uma oportunidade de mostrar luxo ou riqueza aos visitantes. A tecnologia acompanhou a evolução dos banheiros em todos os aspectos: desde assentos sanitários aquecidos a descarga com controle remoto e chuveiros tecnológicos, disponíveis para qualquer pessoa.

Com o surgimento das redes sociais, muitos restaurantes e hotéis usam seus banheiros para mostrar sua personalidade, esperando que suas instalações viralizem no Instagram e que o hype atraia mais clientes. Em Londres, o banheiro espelhado do restaurante Nopi e os ‘banheiros com vista’ dentro do arranha-céu Shard são apenas alguns que aparecem regularmente na internet.

Como o banheiro mudou ao longo dos séculos
Imagem: Reprodução/Instagram @shardview

Muitas vezes, os banheiros possuem janelas panorâmicas do chão ao teto, com vista para paisagens cinematográficas da cidade ou até de florestas, montanhas e oceanos. Vale dizer que as revistas e sites de design ainda estão repletos de imagens de banheiros “inspiracionais”, enquanto cerca de 60% da população do mundo não tem acesso a um vaso sanitário.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada
+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’
+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância
+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las
+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow