Como limpar um sofá de couro e tirar manchas sem fazer esforço -

Como limpar um sofá de couro e tirar manchas sem fazer esforço

Os sofás de couro são um clássico dos móveis testados e comprovados em termos de durabilidade. Eles podem ser encontrados em uma variedade de cores e estilos que vão do moderno ao clássico. E bônus: os sofás de couro natural são duráveis, fáceis de limpar e manter.

A maioria dos respingos em um sofá de couro pode ser facilmente limpa, o couro não absorve os odores tão rapidamente quanto o estofamento de tecido e os pelos de animais de estimação podem ser limposfacilmente. Com apenas alguns cuidados regulares, um sofá de couro bem construído pode durar décadas.

Que couro é meu sofá e como faço para limpá-lo?

A qualidade do couro nos sofás pode variar de como é processado e acabado.

Anilina: o couro anilina é uma pele de grão integral que foi tratada com a anilina química. É valorizado pela capacidade de ver os poros e imperfeições da pele. O couro anilina é excepcionalmente macio, mas não possui uma camada protetora que impeça o acabamento de manchar.

Semi-anilina: processada com uma camada protetora mais espessa do que a anilina, a semi-anilina é mais resistente a manchas, mais durável e mais barata que a anilina.

Pigmentado ou protegido: o couro natural é revestido com um polímero que contém pigmentos corantes para criar o tipo de couro mais durável, resistente a arranhões e menos suscetível a manchas para móveis.

Camurça: o couro da camurça natural é criado a partir da parte inferior macia de uma pele de animal de grão dividido. Tem um acabamento que se mancha mais facilmente. Existem etapas específicas de cuidados e limpeza para móveis de camurça que devem ser seguidas conforme esta matéria aqui.

Além da camurça, os métodos de limpeza para todos os tipos de sofás de couro são os mesmos. Mas, ainda é uma boa ideia verificar as instruções de limpeza específicas do fabricante do sofá e testar todos os produtos de limpeza em um local mais escondido para ter certeza de que a tinta do couro está estável.

Veja também:
Com que frequência limpar um sofá de couro

Para manter um sofá de couro com a melhor aparência, deve-se limpar o pó semanalmente e fazer uma limpeza mais completa mensalmente. Obviamente, respingos e manchas devem ser limpos e tratados imediatamente.

Remover poeira e detritos

A limpeza semanal ajudará a manter seu sofá de couro limpo e brilhante. Use um aspirador com uma escova de estofamento para capturar a poeira indesejada, pelos de animais de estimação e sujeira. O bico na maioria dos aspiradores é útil para alcançar áreas entre e embaixo das almofadas. Você também pode usar um espanador ou um pano de microfibra.

Limpe a sujeira

Um toque suave e produtos de limpeza suaves removerão tudo, exceto as manchas mais difíceis do couro. Embora existam muitos produtos de limpeza para couro no mercado, tudo que você precisa é de um sabão neutro, um pouco de água morna e um pano de microfibra.

Crie uma solução de limpeza em uma tigela pequena ou balde com água morna e algumas gotas de sabão líquido. Se você estiver usando uma barra de sabão, simplesmente umedeça o pano de microfibra e esfregue-o sobre a barra de sabão.

Veja também:

Trabalhe em pequenas áreas, começando na parte superior do sofá, e limpe cada pedaço da superfície. Seu pano deve estar bem molhado, mas não pingando.. Enxágue e torça o pano freqüentemente enquanto trabalha.

Hora de secar e polir

Depois de limpar a sujeira, não é necessário enxaguar o couro. Muita água pode danificar e descolorir o couro. Em vez disso, use um pano de microfibra limpo e seco para polir a superfície.

Enfrentar manchas difíceis

Manchas no couro acontecem, mas não são páreo para uma atenção imediata e cuidadosa e algumas soluções de limpeza.

Manchas de graxa: se estiver tratando uma mancha de graxa em seu sofá de couro, remova qualquer resíduo sólido e seque a área com um papel-toalha para absorver o máximo possível de óleo e graxa. Polvilhe a área com uma camada de amido de milho ou talco. Deixe o amido de milho permanecer no local por pelo menos quatro horas ou durante a noite para absorver o óleo do couro. Aspire o amido de milho e repita conforme necessário até que a mancha desapareça.

Tinta: seque manchas de tinta recentes com um papel-toalha, tomando cuidado para não aumentar ainda mais a macha de tinta. Esfregue um pano de microfibra úmido sobre uma barra de sabão neutro e, trabalhando em pequenos círculos, esfregue a área do couro com a mancha de tinta. Vá para uma área limpa do pano enquanto a tinta é transferida.

Use apenas álcool isopropílico para remover manchas de tinta como último recurso, pois ele pode descolorir o couro. 

Couro seco e sem brilho

Se o seu sofá de couro perdeu o brilho e parece duro e seco, use um bom condicionador de couro comercial para restaurar a elasticidade do couro. Siga as instruções do produto e lustre o couro com um pano de microfibra para restaurar o acabamento.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow