Sol forte, indireto ou baixo: aprenda a definir os cômodos ideais para plantas na sua casa -

Sol forte, indireto ou baixo: aprenda a definir os cômodos ideais para plantas na sua casa

Como definir qual cômodo é melhor para cada planta, por causa da iluminação. Foto: Huy Phan/Pexels

Plantas de casa? Veja como saber que tipo de luz do Sol que você tem em cada cômodo. Determine quais espaços oferecem sol pleno, indireto e baixo.

A luz do sol é a principal fonte de alimento de suas plantas domésticas, o que significa que o tipo que elas a obtêm realmente importa. “Elas precisam de luz para realizar a fotossíntese e crescer”, explica Angelo Kelvakis, horticultor da Rise Gardens, nos Estados Unidos. “A maioria das plantas domésticas é, na verdade, tropical ou, pelo menos, está crescendo em um ambiente ‘não natural'”.

Como definir qual cômodo é melhor para cada planta, por causa da iluminação. Foto: Huy Phan/Pexels
Como definir qual cômodo é melhor para cada planta, por causa da iluminação. Foto: Huy Phan/Pexels

Portanto, o tipo de luz que suas variedades de plantas recebem é fundamental, já que o interior de sua casa dificilmente proporcionará as condições ideais, como em uma floresta. Saber como determinar quais cômodos em sua casa recebem luz forte, indireta e baixa é essencial se você deseja garantir que está colocando sua vegetação nos espaços corretos.

Quatro tipos de iluminação

Ao cultivar uma planta em sua casa, é importante conhecer as origens da variedade e tentar replicar suas condições preferidas o mais próximo possível, observa Matt Aulton, o cofundador da Planta Própria, nos Estados Unidos. Isso pode incluir tudo, desde água até iluminação. “Com isso dito, consideramos que existem quatro diferentes condições de iluminação: luz direta brilhante (sol pleno), luz indireta brilhante, luz indireta moderada e luz indireta baixa”, ele compartilha.

Veja também:

Uma planta que precisa de luz forte deve receber luz solar total por quatro horas ou mais durante o dia; a luz indireta brilhante envolve muito sol, mas com algo entre a planta e a fonte. “Isso poderia ser uma cortina transparente ou algo tão simples como uma tela de janela”, explica Aulton. Em seguida, você tem luz indireta moderada, que envolve a exposição à luz indireta por várias horas – e, por último, há pouca luz indireta. “É uma luz que está presente, mas não muito intensa em nenhum momento do dia”, observa.

Determinando o nível de luz

Embora Aulton diga que não há uma maneira fácil de explicar as condições de luz solar de uma casa, há um truque que você pode usar para tentar determinar o tipo de iluminação que possui. “Gostamos de dizer às pessoas que usem as mãos e verifiquem o nível da sombra que ela projeta quando colocada na frente da luz; isso mede a quantidade de luz que você está recebendo”, diz ele. “Uma sombra muito escura significa que você tem luz brilhante. À medida que a sombra fica mais fraca, as condições de iluminação ficam cada vez mais baixas.” Mesmo a menor sombra, diz ele, significa que alguma luz está entrando. “Outra variável a considerar é a duração da luz presente naquela área da casa”, diz ele. “Fica lá o dia todo ou só chega por algumas horas? Isso pode desempenhar um papel na diferenciação das condições de iluminação.”

Janela importa

A colocação das janelas também lhe dará uma ideia sobre o tipo de luz que as plantas situadas nessas salas receberão. “O sol favorece as janelas voltadas para o sul; as plantas colocadas ali devem receber luz forte ao longo do dia”, diz Aulton. “As janelas voltadas para leste e oeste normalmente se enquadram na categoria de luz solar moderada, pois recebem muita luz por várias horas e, em seguida, iluminação ambiente pelo resto do dia.” Isso não quer dizer, no entanto, que não haja fatores atenuantes que possam afetar a quantidade de luz que cada sala experimenta – Aulton explica que as árvores e estruturas próximas também podem influenciar a quantidade que chega. “Cada casa é única e terá suas próprias condições de iluminação únicas com base em seu entorno, mas é importante encontrar um local para sua planta que se relacione com as condições de iluminação que receberia em seu habitat natural”, diz ele.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow