Guia do papel de parede: como mudar o visual de casa de uma maneira mais fácil -

Guia do papel de parede: como mudar o visual de casa de uma maneira mais fácil

A sala de estar, em tons leves, ganha destaque com o papel de parede escuro, que também lembra aço corten em algumas partes. Papel de parede do tipo vinílico / Projeto PB Arquitetura e foto Henrique Ribeiro

Além de um refúgio particular e local de descanso, neste último ano a casa tornou-se um espaço para trabalho, estudo e lazer. Por isso, cresceu a preocupação em deixar cada cantinho mais bonito e confortável, de preferência de maneiras fáceis e acessíveis. Seguindo tais necessidades, a instalação de papel de parede, dos mais variados modelos, tem se mostrado uma alternativa interessante.

Então, prepaparamos um guia fácil sobre papel de parede para contribuir na decoração da sua casa:

Todo o romantismo neste quarto de adolescente. Papel de parede do tipo vinílico / Projeto PB Arquitetura e foto Henrique Ribeiro

Instalação sem erros

Antes da colocação do papel de parede, é preciso verificar se a parede está em condições adequadas para receber a nova roupagem, principalmente se o papel escolhido for o mais comum do mercado (feito de celulose). No geral, a parede deve ser lisa, sem ondulações, buracos, descascados ou texturas, além de ter recebido um fundo de tinta branca, que servirá como uma espécie de base neutra. É muito importante também ter cuidado com eventuais problemas de umidade, que precisam ser eliminados com impermeabilizante antes do início do processo, para não danificar o papel de parede depois de instalado.

Veja também:

Com relação à instalação, muita gente costuma se arriscar na forma caseira, porém a dupla de arquitetos indica a supervisão e instalação com profissionais especializados: “Alguns modelos exigem mais prática, principalmente nas emendas entre as faixas, para dar continuidade perfeita ao desenho. No caso de erros de instalação, há o risco de o resultado não ficar tão bonito”, ressalta o arquiteto Bernardo Tressino.

O lavabo também recebeu papel de parede estampado, do tipo vinílico, que combinou com a bancada em pedra / Projeto PB Arquitetura e foto Henrique Ribeiro

Decoração

Basta ter criatividade na hora de escolher onde usar o material. “Os papéis de parede podem ser aplicados em combinação com outros materiais no décor do mesmo ambiente, como tintas, revestimentos e texturas. Também é possível utilizar mais de um papel de parede numa composição especial. Tudo vai depender do gosto pessoal do morador”, recomenda Priscila.

Tipos de Papel de Parede

Simples / Comum: feito de celulose, é o mais barato e fácil de encontrar, porém também é o mais frágil e com menor vida útil, podendo rasgar ou manchar com maior facilidade. Além disso, precisa que a parede esteja sem nenhuma imperfeição.

Vinílicos: são super resistentes, podem ser limpos com pano úmido, não mancham e nem rasgam de forma tão fácil. Tem uma ampla gama de cores e estampas que agradam todos os gostos, estilos e bolsos.

Veja também:

TNT: sua sigla significa “Tecido não Tecido”. Consiste em um material feito com poliéster e celulose, bem mais resistente e durável, que pode ter exposição à umidade. Também pode ser instalado em paredes com irregularidades leves.

Fibras Naturais: como palha e a mica, por exemplo, que dão textura às paredes, são super charmosas, mas mais caras que o papel simples ou o vinílico, por exemplo.

No primeiro quarto, papel de parede de estampa marcante para valorizar o décor e, no segundo, papel de parede que imita cimento queimado.
Papéis do tipo vinílico / Projetos PB Arquitetura e fotos Henrique Ribeiro

Ambientes

No caso do papel de parede comum, sua utilização fica mais restrita para ambientes internos sem exposição à água, umidade ou vapor. Já os vinílicos e TNTs possuem uma gama maior de ambientes que podem recebê-los, inclusive cozinhas e banheiros. Porém, é recomendado sempre pedir orientação a um profissional da área para avaliar o melhor tipo para cada uso e situação específica.

O cantinho de estudos também conta com um visual bem clean. Papel de parede do tipo vinílico / Projeto PB Arquitetura e foto Eric Romero

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow